Pular para o conteúdo principal

Glossomoment Papricantis - Gourmet

- Descobri algo incrível: páprica é pimentão em pó. A mais nobre é a páprica húngara, fica bem com quase tudo, de sorvete a peixe. 

- Páprica desse calibre é sempre um bálsamo de sabores e sensações. A cúrcuma bem aplicada também ganha importância na combinação do gosto 

- Páprica é vida. Benção e gratidão. Usada corretamente na redução de balsâmico com flor de sal do Himalaia, pitadelas de orvalho do manjericão das ilhas sagitárias e uma branda colherada de brie no ragu de videiras trufadas fica uma coisa assim... Que não da para explicar com meras palavras. Até emociona. Se levar ao forno (após salteada marota na frigideira teflonada) por 12 dias e reservar por 6 minutos ai pode parar o mundo, pois quero descer! 

- O arroz negro cambaleado na páprica e coberto por solução de enguia do pacífico e lula "adorezada", quando feito na panela de arenito, trás o sabor multipolo frutado. Essa técnica foi descoberta em uma ilhota do sul da Bélgica. 

- Li sobre isso ontem enquanto dourava um pernil de porco indiano ao Brut. Se acrescentares quinoa fará toda a diferença 

- Sul da Bélgica é a frança. Terra dos grandes chefs, mestres no manuseio das especiarias, sobretudo ela, a páprica. A páprica húngara é cultivada entre vinhedos. A origem da páprica é uma derivação de pimenta em húngaro, mas esta nobre especiaria é originaria na America central e México. O asteca Montezuma a apreciava para temperar carne de iguana e peixe-boi, bem como para dourar araras fritas. Também era usada nos sacrifícios humanos antropofágicos, o olho das vítimas antes de receberam forte pancada na nuca. Os olhos saltavam das orbitas já devidamente temperados, eram degustados, frescos e suculentos. Daí a expressão páprica nos olhos dos outros é uma delicia. 

- Uma vez fui para as ilhas virgens. Agora elas são só ilhas... 

(Co-autoria honrosa: Francis, Figuers, Dre)

Comentários

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA , paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit , ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida ...

Três Textículos

“Triste daquele que pensa que ri como uma hiena... Hienas não riem, elas uivam, assim como os lobos guarás de raça pura.”  (Autor desconhecido por mim, porém conhecido por alguém que o conhece, de fato, embora ele mesmo possivelmente não se conheça, ou sim).  “Todo o paroxismo narcísico daquela época era absolutamente desnecessário, funcionalmente extrínseco e demasiadamente desapropriado.”  ( Professor Espíndola, dissidente, livre pensador, líder da resistência contra a autoridade arbitraria e a opinião da massa inconsciente, sobre o polêmico debate entre Funambulistas e sonambulistas, ocorrido em Daca, Bangladesh, na última década).  “Clamar por muito, conseguir nada, tendo muito, é o mesmo que clamar por nada, conseguir muito, não tendo nada”.  (Provérbio Andino)

Citações Históricas e grandes dicas

O Fantástico livro de receitas culinárias inteligentes e práticas do novo milênio, inspirado nos antigos e perdidos (hoje achados) manuscritos escandinavos. (El libro práctico de la prescripción de los culinárias del milênio nuevo. Inhalado en los manuscritos escandinavos perdidos, hoy hallados) PASTAS ESPECIAIS (CARPETAS ESPECIALES) À Tomarnne Carmatte ( A las salsas diversas )   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Picada del carnne à Tomarnne Carmatte ( Carne perforada a las salsas diversas )   Carne moída, pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Dal pollo à Tomarnne Carmatte (Huevos a las salsas diversas)   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, ...

Três Textículos

“O quadrado do período de translação de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita”.       (Terceira lei do movimento planetário definida por Johannes Kepler no ínicio do século XVII) “Há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São as coisas que não sabemos que não sabemos”.       (Donald Rumsfeld) “Mesmo os animais próximos da classe das plantas parecem ter os movimentos mais inquietos. A larva de verão (das larvas e charcos) faz um longo movimento sinuoso; o górdio raramente fica imóvel. Quem quiser ver um movimento muito anômalo, poderá observá-lo nos espiralados e enfadonhos meneios da larva do mosquito”.       (Sir Thomas Browne)