Pular para o conteúdo principal

Homenagens Póstumas de Brás Cubas Libres - Especial


A última ave anseriforme, Mergus octosetaceus (Vieillot, 1817), popularmente conhecida como Pato-mergulhão. Segundo os meninos remelentos, lombriguentos, urinadores e mergulhadores amadores de açudes clandestinos, “era um pato maroto e sagaz, que só se divertia não fazendo mal a ninguém”.

O último réptil squamata, Corallus cropanii (Hoge, 1953), carinhosamente conhecido como Jibóia-de-Cropan. O depoimento de uma daquelas lavadeiras tinhosas, com suas imensas barras de sabão vencido, “Já vai tarde... Depois que comeu meu sobrinho e o primo do Claudomiro, filho do caseiro de dona Melinha, da rua lá de baixo”. Nada contra as lavadeiras, mas essas tinhosas são carne de pescoço mesmo, com seroto e tudo!

Os dois últimos anurinhos “bacanas”, Melanophryniscus macrogranulosus (Braun, 1973), sapecamente apelidados de sapinhos-narigudos-de-barriga-vermelha. “Um casalzinho daqueles, bacanas mesmo”, disse um anônimo que chorava em frente a nossa viatura (que inclusive está à venda, ano 00, diesel batizado, com ar quente e sem vidro lateral, caindo aos pedaços, mas dá pra se pagar fazendo frete), no dia que constatamos a oficialidade da extinção destes, enfim... Desculpem...

A despedida dos dois últimos mamíferos, Artiodactyla e Cervidae, causaram pânico nos ambientalistas fervorosos e revoltados com o descaso dos órgãos públicos. Deram um lastimável adeus, hoje à tarde, a Thiaguinho, um blastocerus dichotomus (Illiger, 1815), familiarizado e domesticado erroneamente como Cervo-do-pantanal, ou Cervete Panteneiro (Sergiotte, 2009), e a Pimpão, um Mazama nana (Hensel, 1872), vulgo Veado-bororó-do-sul.

Descansem em paz!

Comentários

Diogo M. disse…
Pescoço com seroto, kakaakk!!! Demais!
Julio disse…
Cara, manda isso para o ministério do meio ambiente! Quem sabe eles se sensibilizam e fazem alguma coisa para tentar minimizar essas extinções! Pelo que estou vendo são sempre as espécies mais exóticas que sofrem. Vamos acabar com isso!
Mario Costa disse…
Digo sem dúvida: O melhor e mais divertido (inteligente) blog da internet. Parabéns!

Postagens mais visitadas na semana passada

Conversas recreativas e inquebrantáveis - Dr. Zeno Straparola

Nosso convidado de hoje é marido de Viviangela, pai do Pedrinho e da Carlinha, autor de diversos Best Sellers sobre Esfigmomanometria Aneróide, ou seja, autoridade máxima em Medicina Neo-Contemporânea. Lecionou (e jogou Rugby) nas maiores universidades da Mauritânia, Guiné Bissau, Líbia, Butão e Timor Leste. Morou por um ano na antiga base militar inglesa, hoje país, Principado de Sealand, com apenas 550 metros quadrados. Com vocês o Dr. Zeno Straparola!  Bem vindo, Doutor Straparola!  Pode me chamar de Zeno, sem problema. Muitas experiências interessantes para debatermos aqui hoje, mas antes quero saber desse prêmio que o senhor ganhou recentemente. Conta pra gente!  Ah, o Global Golden Stethoscope.  Parabéns! É tipo um Oscar ou Grammy da medicina?  Olha, ocorre em anos bissextos, sem festa, sem estatueta, sem tapete vermelho, sem glamour, enfim... Não descreveria assim (risos). Legal. No fundo, o que vale é a chancela. Mas seguindo o rot...