25 de agosto de 2008

Citações Históricas e grandes dicas


Meditação para médicos

(trecho exclusivo excluído do áudio-book "Doctor's meditation for a new medicine world")

Recline-se confortavelmente em sua poltrona. Desligue todos os instrumentos eletrônicos de seu consultório, exceto o que reproduz esse áudio. Coloque o estetoscópio nos ouvidos. Respire fundo, repetidas vezes.
Agora coloque o estetoscópio no tórax. Respire fundo, repetidas vezes. Ouça os próprios batimentos cardíacos. Tire o estetoscópio e feche os olhos.

Relaxe como se estivesse acabado de prescrever um fármaco antiinflamatório não-esteróide especialmente desenvolvido para curar todos os males do mundo. Uma sustância que difere dos outros compostos desta categoria por apresentar um radical sulfonanilida em lugar de um radical carboxílico. Sinta a ação analgésica e antipirética que seus pacientes estão sentindo ao inibir seletivamente a enzima ciclooxigenase-2, reduzindo a síntese de prostaglandinas relacionadas à inflamação que os perturba cronicamente. Pense na agregação plaquetária, imagine-se lhes causando uma inibição parcial com essa estupenda estrutura química e medicamentosa.

Sorria.

Agora, lembre-se da residência. Não aquela que você nunca mais freqüentou por ter sido expulso pela ex-mulher e filhos pagodeiros, mas sim aquela época de estudos que te ensinaram a ter melhor tolerabilidade na escolha de substâncias que causam menor incidência de efeitos colaterais, em comparação com outros fármacos da mesma classe terapêutica. Resgate bons momentos desse período essencial de sua carreira.
Sinta o que seu primeiro paciente cirúrgico sentiu, quando a partir do trato gastrintestinal, alcançou o pico de concentração plasmática em poucas horas. Que nível plasmático aquele! Merece ser celebrado, pois nunca outrora uma ligação protéica de quase 100% havia sido eliminada tão rapidamente, se comparada ao alcançado dentro de 24 horas.

Isso! Continue sorrindo.

Agora vá limpando a mente, voltando aos poucos aos dias de hoje. Lembre-se do seu último atendimento, mas mantenha-se calmo e sereno. Abra os olhos e confira sua creatinina. Caso a taxa esteja abaixo de 22 ml/min, tome um copo d’água e repita o processo. Faça isso até normalizá-la.

Se estiver se sentindo melhor cancele sua agenda nessa semana e viaje, faça rapel, pesca submarina, jogue cartas ou compre bilhetes para a sessão promocional do cinema. Curta bastante e até o nosso próximo encontro.

3 comentários:

Irineu (BH) disse...

kakakakakakaka, vou mandar esse link para minha mãe. Ela é médica e estressada e precisa de uma meditação como essa, sensasional!

Tiago (SP) disse...

Obrigado Papricantis! Com essa meditação deixei de lado as anfetaminas que tomava. Hoje sou um cara melhor e de bem com a vida e não precisei encontrar "ninguém".

Policarpo disse...

Muito bom essa "meditação para médicos". O autor do site, de forma sutil, percorre um humor meio que velado no cérebro. Como se esse humor estivesse querendo sair e precisasse de um empurrãozinho. É nonsense mesmo. Muito diferente de piadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...