Pular para o conteúdo principal

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 1

Somente eles, os incansáveis estudiosos e profundos conhecedores da história mundial podem contestar algo escrito aqui, mas como já foram devidamente velados, não partilham mais dessa e sim de outra esfera biológica. O único ser que se aproxima dessa tal proeza intelectual ainda não completou senhorilidade, portanto não poderá manifestar-se quanto aos fatos ou distorções por vir, embora essa prática não nos poupe do agradável e instantâneo aprendizado, fruto de uma prévia identificação e síntese específica dos pontos relevantes de nossas vidas, sempre dirigidas à exploração do necessário, à sobrevivência em países desconhecidos, desgovernados, mas que trazem à tona interrogações espontâneas, sobre filosofia, sob a ótica dos albatrozes e dos extintos pelicanos pardos.

Mudando um pouco de assunto, apresento-lhes a trilogia Nada Mudou, dentro desse Mundo Pitoresco, encontrada por engano em papiros fac-símiles no fundo de um baú empoeirado e afundado junto com uma antiga embarcação do Departamento de Busca, Apreensão e Divulgação de Materiais Oriundos de Compartimentos Secretos, Escondidos ou Esquecidos, o DBADMOCSEE. Nada mais, nada menos que relatos de personagens que decidiram mudar de vida migrando para terras desabitadas, no geral, pequenas e montanhosas ilhotas situadas no meio do oceano de águas gélidas, onde o clima frio não atrapalha, mas também não ajuda. O que vale aqui é o resgate cultural e ancestral, embora o mais importante venha de sua percepção, seja ela qual for.

NA PEQUENA ILHA AO NORTE de Lempster, a população precisava importar batata e hortaliças cultivadas em estufa 
de países vizinhos, não somente pela vantagem competitiva mas também por pura e simples incapacidade produtiva. Todos os peixes eram naturalmente congelados, o que dificultava o manejo, porém estimulava a exportação. Na pecuária, os rebanhos de ovinos eram fortemente agasalhados, produzindo uma lã altamente aquecida e comercializada mundialmente. Lá viveu Arimatéia, o empacotador de ameixas australianas. Começou sua guinada ao sucesso em uma feira livre, apenas empacotando. Íntegro, em pouco tempo transformou-se no colossal Imperador Celta, “Ari, The Great”, como ficou rapidamente conhecido, mas veio a perecer logo após sua posse. Enquanto tomava um copo com água ao ar livre e na companhia do seu pequeno, estimado e inseparável guaxinim báltico, Leandro, o líquido congelou de forma abrupta em sua garganta sufocando-o intensamente. Sua majestosa, Cícera Agnalda assumiu como Imperadora, mesmo grávida de Giselda, que nasceria prematura na mesma semana que Leandro fora lesionado por atropelamento.

Paralelamente, EM UMA REGIÃO MAIS PRÓXIMA de Cribstein, localizada no extremo oeste, era a principal exportadora de aviões de guerra, mesmo sofrendo dura concorrência de países vizinhos. Seu principal líder político, Seixas, o pedreiro-encanador-pára-quedista, exercia suas funções ao pé da letra, nunca demonstrando um só sintoma de cansaço ou monotonia por seu estilo de vida. Voraz apreciador compulsivo, não dos melhores e sim dos mais fortes vinhos, perecia vítima de tendinite aguda ocasionada pelo intenso movimento de abertura das garrafas com o saca-rolhas enferrujado.

Comentários

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA , paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit , ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida ...

Três Textículos

“Triste daquele que pensa que ri como uma hiena... Hienas não riem, elas uivam, assim como os lobos guarás de raça pura.”  (Autor desconhecido por mim, porém conhecido por alguém que o conhece, de fato, embora ele mesmo possivelmente não se conheça, ou sim).  “Todo o paroxismo narcísico daquela época era absolutamente desnecessário, funcionalmente extrínseco e demasiadamente desapropriado.”  ( Professor Espíndola, dissidente, livre pensador, líder da resistência contra a autoridade arbitraria e a opinião da massa inconsciente, sobre o polêmico debate entre Funambulistas e sonambulistas, ocorrido em Daca, Bangladesh, na última década).  “Clamar por muito, conseguir nada, tendo muito, é o mesmo que clamar por nada, conseguir muito, não tendo nada”.  (Provérbio Andino)

Citações Históricas e grandes dicas

O Fantástico livro de receitas culinárias inteligentes e práticas do novo milênio, inspirado nos antigos e perdidos (hoje achados) manuscritos escandinavos. (El libro práctico de la prescripción de los culinárias del milênio nuevo. Inhalado en los manuscritos escandinavos perdidos, hoy hallados) PASTAS ESPECIAIS (CARPETAS ESPECIALES) À Tomarnne Carmatte ( A las salsas diversas )   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Picada del carnne à Tomarnne Carmatte ( Carne perforada a las salsas diversas )   Carne moída, pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Dal pollo à Tomarnne Carmatte (Huevos a las salsas diversas)   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, ...

Três Textículos

“O quadrado do período de translação de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita”.       (Terceira lei do movimento planetário definida por Johannes Kepler no ínicio do século XVII) “Há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São as coisas que não sabemos que não sabemos”.       (Donald Rumsfeld) “Mesmo os animais próximos da classe das plantas parecem ter os movimentos mais inquietos. A larva de verão (das larvas e charcos) faz um longo movimento sinuoso; o górdio raramente fica imóvel. Quem quiser ver um movimento muito anômalo, poderá observá-lo nos espiralados e enfadonhos meneios da larva do mosquito”.       (Sir Thomas Browne)