Pular para o conteúdo principal

Conversas recreativas e inquebrantáveis - Dr. Zeno Straparola

Nosso convidado de hoje é marido de Viviangela, pai do Pedrinho e da Carlinha, autor de diversos Best Sellers sobre Esfigmomanometria Aneróide, ou seja, autoridade máxima em Medicina Neo-Contemporânea. Lecionou (e jogou Rugby) nas maiores universidades da Mauritânia, Guiné Bissau, Líbia, Butão e Timor Leste. Morou por um ano na antiga base militar inglesa, hoje país, Principado de Sealand, com apenas 550 metros quadrados. Com vocês o Dr. Zeno Straparola! 

Bem vindo, Doutor Straparola! 
Pode me chamar de Zeno, sem problema.

Muitas experiências interessantes para debatermos aqui hoje, mas antes quero saber desse prêmio que o senhor ganhou recentemente. Conta pra gente! 
Ah, o Global Golden Stethoscope. 

Parabéns! É tipo um Oscar ou Grammy da medicina? 
Olha, ocorre em anos bissextos, sem festa, sem estatueta, sem tapete vermelho, sem glamour, enfim... Não descreveria assim (risos).

Legal. No fundo, o que vale é a chancela. Mas seguindo o roteiro, vou direto ao ponto: Qual a sua opinião sobre a polêmica em torno do uso de contraste endovenoso? 
Bom, tudo depende da aquisição volumétrica multislice... Se há a necessidade de um protocolo de alta resolução ou não.

Poderia ser mais claro? 
Sim, estava montando o raciocínio. Subjetivo responder assim sem analisar a preexistência de alguma possível anormalidade na parede torácica, espaços pleurais virtuais, pequenos nódulos sólidos centrolobulares do lobo superior esquerdo, pois no direito geralmente não há opacidade consolidativa alongada do segmento basal anterior inferior, típico de processo inflamatório/infeccioso por extensão longitudinal, contornos irregulares e calcificação em permeio de natureza inespecífica. 

Residual ou sequelar? 
Depende da correlação clínica e do critério médico. Se a atenuação restante do parênquima pulmonar, traquéia e brônquios-fonte pérvios estão com o calibre preservado ou apresentam linfonodomegalias mediastinais.

Entendi. Então o senhor afirma que as estruturas vasculares do mediastino com trajeto e calibre normais podem ocultar o diagnóstico de ateromatose aortocoronariana? 
Quando não há derrame pericárdico, granulomas esplênicos calcificados ou hipoatenuação cortical focal no rim esquerdo, sim...

Serve de alerta então? Profissionais da área, atenção para esse pequeno, porém artefático assunto! 
Veja bem, hoje nós temos exames realizados pela técnica fast spin echo, obtendo-se sequências ponderadas em T1, T2 e DP, em aquisições multiplanares. Em caso de leve valgismo do hálux com alterações degenerativas da metatarsofalangeana, tendo afilamento condral, edema ósseo subcondral na cabeça metatársica e pequenos osteófitos marginais, a associação ou alteração degenerativa do complexo cápsulo-ligamentar medial e das demais estruturas ósseas com morfologia e sinal medular normais, podem comprovar derrame articular significativo.

Seria isso a causa de edemas subcutâneos, dorsais ou perineurais? 
Não, em nenhum momento eu citei obliteração de suposto neuroma líquido laminar na bursa intermetatársica do segundo e do terceiro espaços interdigitais. Inclusive publiquei um trabalho específico sobre isso. Mas fica pra outra conversa...

De maneira alguma, a pauta é sua, doutor! 
Obrigado. Então, falando de articulação acromioclavicular congruente, principalmente as que possuem discretas reações osteofitárias marginais, irregularidades degenerativas das superfícies ósseas e com leve espessamento capsuloligamentar, podemos afirmar que a artrose glenoumeral com osteófitos marginais inferiores e afilamento condral difuso com erosões profundas no aspecto central e posterior do terço médio e inferior da glenóide, são características de exposição óssea subcondral demasiada, associada a moderado derrame articular com espessamento sinovial.

A tão conhecida sinovite... 
Exato, só que mediante a alteração degenerativa do labro glenoidal superior com irregularidades dos contornos e fissuras, sem destacamentos. O diagnóstico muitas vezes é confundido com o de tendinopatia do supraespinhal e do feixe superior com lesões parciais das fibras profundas justainsercionais, que determinam o afilamento difuso em cerca de 50%, sem transfixações. Caso não seja observado com cautela, pode se formar discreta tendinopatia insercional do subescapular transfixional, onde o segmento intra-articular do cabo longo do bíceps com pequena subluxação medial no aspecto superior do sulco biciptal associa-se a uma pequena distensão líquida de sua bainha no segmento extra-articular.

Interessante. E isso justificaria a ausência de líquido na bursa subacromial-subdeltóidea? 
Em caso de hipotrofia e lipossubstituição parcial do ventre muscular do supraespinhal. Se houver estrias de lipossubstituição parcial dos demais ventres musculares do manguito rotador aí já seguimos outro protocolo. Inclusive palestrei sobre esse assunto semana passada, em Oxford. Se tivermos tempo posso fazer um rápido preâmbulo.

Infelizmente nosso tempo acabou. Alguma mensagem final? 
Posso fazer uma breve explanação sobre urticária aquagênica anafilática induzida pela penfigóide gestacional.

Infelizmente não temos mais tempo, doutor... Obrigado por ter vindo!

Comentários

Postagens mais visitadas na semana passada

Zzz... Neander Notes

3 ANOS DE PAPRICANTIS NEANDERTALIS!!! E os parabéns vão para vocês, leitores queridos, bacharéis, diplomatas, engenheiros, temporários ou não, templários, protozoários, enfim aos que buscam refúgio inteligente por aqui, como escape de um cotidiano enfadonho ou muitas vezes mal temperado... Afinal, o que não vem de fábrica vem de onde? Tenho que agradecer também pelos inúmeros acessos acidentais oriundos de pesquisadores on-line, universidades e afins que por aqui passam em busca de conhecimento ou simples entretenimento fora de hora. Ficamos honrados servindo como fonte de estudo e do Word , como Verdana e Lucida Sans Unicode. Desde o primeiro post, quando fomos sondados por investidores locais (e gentilmente ignoramos) decidimos completar sozinhos o primeiro ano. Pela carência de blogs desse naipe e constante insistência comercial por parte dos portais multi bilionários, decidimos pelo menos ouvir as propostas e recusamos sem slides ou pestanejos. Algumas vezes fomos brutos e não h