Pular para o conteúdo principal

Dicionário moderno de termos antigos - Letra S

Sparstfein - Estranha região localizada entre uma desconhecida península central e outra leste. Possui não só milhares de lagos que comportam gigantescas geleiras aplainadas pela ação milenar dos ventos sudeste, ao longo da costa setentrional, mas também centenas de canais litorâneos, com temperatura mais amena nos verões e outonos. No passado era dominada pela burguesia local e enfrentara momentos turbulentos de fúria. Os carentes por um regime totalitário opuseram-se firmemente à tentativa burguesa de domínio, o que levou à construção de uma cerca mista (material orgânico, cerâmica e argamassa industrial) para simples divisão de território. Mas o que sustenta o país até hoje é o turismo. Os lagos recebem anualmente cerca de quarenta milhões de pessoas para passeios e escaladas nas geleiras, que costumam ser visitadas por praticantes (não desportistas) de caiaque. (veja mais em Scribstein).

Scribstein - Pacata região localizada no extremo oeste (veja mais sobre a região em Sparstfein). No passado foi a principal exportadora de aviões de guerra, mesmo sofrendo dura concorrência de países vizinhos. Seu principal líder político, Isenstein, o pedreiro-encanador-pára-quedista, exerceu suas funções ao pé da letra durante setenta anos, nunca demonstrando um só sintoma de cansaço ou monotonia. Voraz apreciador compulsivo, não dos melhores e sim dos mais fortes vinhos, pereceu vítima de grave tendinite aguda, ocasionada pelo intenso movimento com o saca-rolhas arcaico e enferrujado.

Comentários

Luis Wagner disse…
Esse dicionario é melhor que o Aurélio e deveria ser adicionado em todos os cursos não reconhecidos pelo MEC.
Rubens disse…
Mais dicionário por favor!

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA , paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit , ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida