Pular para o conteúdo principal

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA, paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit, ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida pela contaminação radioativa de Treseguet). A contaminação devastadora deixou profundas e trágicas sequelas na população, contudo o caso de Jéferson, o pequeno anão-engraxate, não é um desses. Sua exceção não foge à regra. Assim como o seu físico, seu curto tempo de vida foi breve. Pereceu ainda novo, após espirrar com os olhos abertos. Seus globos oculares e tímpanos explodiram, estourando as vidraças de uma cabine telefônica. Seu primo, Feliciano, o entregador noturno de jornais, cuidou da caixa de engraxar sapatos até que decidiu rifá-la. A renda obtida foi distribuída entre a comunidade anã da pequena cidade de Smallcity, em um desconhecido país que mantinha relações com o Suriname. Com os recursos, um mutirão ajudou a construção do Instituto DMPN - Do Matagal para o Natal, que ajudou crianças foragidas e gripadas a passar o natal em seus lares novamente. 

POR FIM, o gelado e rico território central de Rendelf, dono do mais alto padrão de vida do mundo, galgou patamares nunca alcançados e jamais imaginados, superando grandes potências econômicas mundiais. Toda a população tinha emprego. Crianças, jovens e adultos trabalhavam e eram obrigados a aplicar uma parte de seu salário em fundos de investimento. O resgate do dinheiro nunca poderia ser feito, e assim o país poderia pagar o salário dos idosos que trabalhavam facultativamente. Lucréssia fazia parte dessa estrutura social. Trabalhava em uma indústria que fabricava pasta de amendoim, mas após a crise havia se especializado na fabricação de almofadas com estampas de celebridades. Empolgada, vivia divulgando as recomendações do fabricante aos quatro ventos: Fio de algodão soberbo. Lavar a seco, mas caso molhe coloque no varal de chão ou de parede, nunca de teto. Não passar ferro, sódio, cromo ou níquel. Metal? Só pesado!

Uma imensa mancha de mofo nos impossibilitou de transcrever por completo o parágrafo final, mas um trecho legível trás uma citação a um suposto animal já extinto:


Macaco Dourado de Nariz Arrebitado, vulgo Rhinopithecus Roxellana: Astuto primata de focinho peculiar e índole serelepe, habitante dos gélidos montes Qin Ling (China central), exatamente onde os primatólogos perderam um cantil e um cão guia sem botas... 

Comentários

Postagens mais visitadas na semana passada

Zzz... Neander Notes

3 ANOS DE PAPRICANTIS NEANDERTALIS!!! E os parabéns vão para vocês, leitores queridos, bacharéis, diplomatas, engenheiros, temporários ou não, templários, protozoários, enfim aos que buscam refúgio inteligente por aqui, como escape de um cotidiano enfadonho ou muitas vezes mal temperado... Afinal, o que não vem de fábrica vem de onde? Tenho que agradecer também pelos inúmeros acessos acidentais oriundos de pesquisadores on-line, universidades e afins que por aqui passam em busca de conhecimento ou simples entretenimento fora de hora. Ficamos honrados servindo como fonte de estudo e do Word , como Verdana e Lucida Sans Unicode. Desde o primeiro post, quando fomos sondados por investidores locais (e gentilmente ignoramos) decidimos completar sozinhos o primeiro ano. Pela carência de blogs desse naipe e constante insistência comercial por parte dos portais multi bilionários, decidimos pelo menos ouvir as propostas e recusamos sem slides ou pestanejos. Algumas vezes fomos brutos e não h