Pular para o conteúdo principal

Aconteceu em Neander Town – Jurandir Castanha

Jurandir Castanha já foi considerado o maior dos maiores, a potência artística máxima deste enfadonho, porém inacabado século.

Nasceu numa exótica cidade, sem referencial geográfico confirmado, mas com longitude aproximada e semelhante a de Verdário Central, que dizem ser no Espírito Santo, Amém. Ainda mancebo, mudou-se com a família para Pinhabombadágua, num interior desses aí, onde começou a labuta como ex-lavador de louça e garçom. Foi uma fase difícil, contudo necessária para seu desenvolvimento. A ausência de Manolo, seu cão companheiro de raça indefinida, ainda trazia amargura e desconstruções emocionais oscilantes. Foi nesse período que aprendeu a desenhar, mesmo que sem jeito, mas o suficiente para empolgar um professor de desenho e tatuador local, que lhe deu uma chance no ramo.

Em 1956, já como ex-assistente de tatuador, Jurandir ingressou na Universidade de Artes Cênicas de São José das Tramóias, onde cursou até o terceiro bimestre. Sem bolsa de estudos e com mau comportamento evidente, foi convidado a se retirar definitivamente do Campus e recebeu um convite para atuar na sua primeira peça teatral, “Eurípedes, ascensão e queda”, baseada numa antiga e desconhecida obra de Serellepidus, o centurião trapalhão da Galiléia.

Mesmo com a péssima atuação inicial, Jurandir seguiu estudando dramaturgia. O reconhecimento veio em 2001, numa odisséia... Dessa vez na televisão. Virou celebridade no dia seguinte a noite de estréia numa novela da época (sem registro de título), sob os quentes holofotes, flashes inquietantes, até sapinho pegou de um dos milhares de microfones que encostaram propositalmente em sua boca. Ficou assustado, assombrado, atemorizado... Decidiu se disfarçar.

A tática de Jurandir foi criar um personagem para fugir dos paparazzi. Funcionou até demais. Entorpecido pela atuação intensa, não conseguiu voltar ao normal e as conseqüências foram desastrosas, sendo demitido da emissora e brutalmente esquecido pela mídia. Além disso, ainda perdeu a identidade, CIC e carteirinha de doador de órgãos.

Hoje, liberado do tal personagem de tantos anos, continua com os disfarces... Só que agora em curtas temporadas. O dessa semana, por exemplo, é do neurastênico vendedor de libretos pirata, que sobrevive das apresentações em ajardinados e praças populares... Por cem reais, sem badalação e sem sentido.


Veja o que mais Aconteceu em Neander Town.

Comentários

Hugo disse…
O Jurandir aí passou mais de 40 anos para ser reconhecido. Trigicomédia muito boa!
Zé Celso disse…
A culpa toda é dos paparazi
Anônimo disse…
adorei

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA , paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit , ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida ...

Três Textículos

“Triste daquele que pensa que ri como uma hiena... Hienas não riem, elas uivam, assim como os lobos guarás de raça pura.”  (Autor desconhecido por mim, porém conhecido por alguém que o conhece, de fato, embora ele mesmo possivelmente não se conheça, ou sim).  “Todo o paroxismo narcísico daquela época era absolutamente desnecessário, funcionalmente extrínseco e demasiadamente desapropriado.”  ( Professor Espíndola, dissidente, livre pensador, líder da resistência contra a autoridade arbitraria e a opinião da massa inconsciente, sobre o polêmico debate entre Funambulistas e sonambulistas, ocorrido em Daca, Bangladesh, na última década).  “Clamar por muito, conseguir nada, tendo muito, é o mesmo que clamar por nada, conseguir muito, não tendo nada”.  (Provérbio Andino)

Citações Históricas e grandes dicas

O Fantástico livro de receitas culinárias inteligentes e práticas do novo milênio, inspirado nos antigos e perdidos (hoje achados) manuscritos escandinavos. (El libro práctico de la prescripción de los culinárias del milênio nuevo. Inhalado en los manuscritos escandinavos perdidos, hoy hallados) PASTAS ESPECIAIS (CARPETAS ESPECIALES) À Tomarnne Carmatte ( A las salsas diversas )   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Picada del carnne à Tomarnne Carmatte ( Carne perforada a las salsas diversas )   Carne moída, pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Dal pollo à Tomarnne Carmatte (Huevos a las salsas diversas)   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, ...

Três Textículos

“O quadrado do período de translação de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita”.       (Terceira lei do movimento planetário definida por Johannes Kepler no ínicio do século XVII) “Há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São as coisas que não sabemos que não sabemos”.       (Donald Rumsfeld) “Mesmo os animais próximos da classe das plantas parecem ter os movimentos mais inquietos. A larva de verão (das larvas e charcos) faz um longo movimento sinuoso; o górdio raramente fica imóvel. Quem quiser ver um movimento muito anômalo, poderá observá-lo nos espiralados e enfadonhos meneios da larva do mosquito”.       (Sir Thomas Browne)