Pular para o conteúdo principal

Conversas recreativas e inquebrantáveis - WWW.

Nosso entrevistado de hoje é Wanderley Warley Williams, o mais conceituado Neo-Sociologo da atualidade. Afastado da academia por contusão, W3 (como gosta de ser chamado) é também um exímio apreciador de vodkas exóticas. O papo, pra lá de descontraído, foi sobre todos os elementos construtivos dos movimentos sociais, suas relações com o estado e o trabalho feudal como principio de sucesso. Confira:

Sabemos que os movimentos sociais são nada mais do que grupos de pessoas com a mesma ideologia. Essa busca incessante de realização pode ser confundida com conflito interno? Em resumo, o absolutismo tem realmente interligação com o bem-estar social?
Talvez até signifique algo a partir do momento em que se diz ser um conflito de idéias, mas dentro do estado absolutista, um dos mais antigos desde a época em que a burguesia era nascente, tudo girava ao seu redor. O estado social atual difere no aspecto das lutas de classes, onde administradores controlam as atitudes do governo de uma forma maximizada.

E sobre o capitalismo moderno, qual a divisão correta entre o trabalho, vida social e ensino médio?
Trabalho e força de trabalho. A sociedade feudal é representada pela força braçal e pesada enquanto na sociedade capitalista o fator mais relevante é o dinheiro, mesmo que deixemos de citar outros fatores de extrema importância.

Comentários

Anônimo disse…
Entendo quando W3 enfatiza o absolutismo como força motriz de produção e quando contrapõe a idéia da sociedade feudal ou feudalesca com o capitalismo vigente. Porém, minha dúvida centra-se na idéia de, ao revés de antagonizar estas idéias bipolares, conjuguemos esforços no sentido de criarmos um link associativo, porém lúcido entre elas, ou seja, força braçal e suor para o ganho do pão diário, com a produção do dinheiro e bens de consumo duráveis, não-duráveis e mega-não-duráveis (perecíveis estricto senso).
Anônimo disse…
Valdo, você é marxista?
Anônimo disse…
Não Ernani, sou pseudo comunista.

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA , paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit , ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida ...

Três Textículos

“Triste daquele que pensa que ri como uma hiena... Hienas não riem, elas uivam, assim como os lobos guarás de raça pura.”  (Autor desconhecido por mim, porém conhecido por alguém que o conhece, de fato, embora ele mesmo possivelmente não se conheça, ou sim).  “Todo o paroxismo narcísico daquela época era absolutamente desnecessário, funcionalmente extrínseco e demasiadamente desapropriado.”  ( Professor Espíndola, dissidente, livre pensador, líder da resistência contra a autoridade arbitraria e a opinião da massa inconsciente, sobre o polêmico debate entre Funambulistas e sonambulistas, ocorrido em Daca, Bangladesh, na última década).  “Clamar por muito, conseguir nada, tendo muito, é o mesmo que clamar por nada, conseguir muito, não tendo nada”.  (Provérbio Andino)

Três Textículos

“O quadrado do período de translação de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita”.       (Terceira lei do movimento planetário definida por Johannes Kepler no ínicio do século XVII) “Há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São as coisas que não sabemos que não sabemos”.       (Donald Rumsfeld) “Mesmo os animais próximos da classe das plantas parecem ter os movimentos mais inquietos. A larva de verão (das larvas e charcos) faz um longo movimento sinuoso; o górdio raramente fica imóvel. Quem quiser ver um movimento muito anômalo, poderá observá-lo nos espiralados e enfadonhos meneios da larva do mosquito”.       (Sir Thomas Browne)