Pular para o conteúdo principal

Mundo pitoresco - Yakutsk


Para os nativos de Yakutsk, na Sibéria, 40 graus negativos é época de verão brabo e de calor intenso. Lá se desconhece o termo: “Menino, vai colocar um agasalho senão tu resfria”. Segundo eles, a temperatura por lá só começa a esfriar aos 50 graus negativos, ocasião em que eles alertam aos amigos e parentes para evitar exposição ao ar livre (após dez minutos começa a necrose seguida pelo perecimento súbito). Nessa sensação térmica, qualquer tipo de cobertor corporal, bebidas quentes e até mesmo casacos ilegais, são insuficientes. Segundo cientistas clandestinos da região, mesmo que se utilize toda a pelagem ilegal da fauna mundial, vá para a cadeia e volte, o frio ainda existirá. A população só considera o clima "frio mesmo" aos 55 graus negativos. “Aí não se pode abusar nem brincar”, diz um nativo que não quis se identificar. Segundo ele, usar óculos, brincos, piercings, colares, crucifixos diversos, imagens de personagens de TV, e qualquer tipo de apetrecho ou penduricalho, é suicídio, pois grudam e arrancam a pele.

Yakutsk, na Sibéria, é sem dúvida o lugar mais frio do mundo, onde o aquecimento global é invenção religiosa e programa de verão é viajar para a Groelândia, para prática de mergulho, bronzeamento natural (direto da fonte) e pesca pseudopredatória sem molinete.

Tradução: Ebejer, Ellul e Esposito Traduções Pseudo-Simultâneas.

Comentários

Anônimo disse…
IGUALZINHO AQUI NO CEARÁ
Anônimo disse…
kaakaak, que exagero! Mas essa cidade existe mesmo.

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA, paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit, ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida pel…

Três Textículos

“O quadrado do período de translação de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita”.
(Terceira lei do movimento planetário definida por Johannes Kepler no ínicio do século XVII)

“Há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São as coisas que não sabemos que não sabemos”.
(Donald Rumsfeld)

“Mesmo os animais próximos da classe das plantas parecem ter os movimentos mais inquietos. A larva de verão (das larvas e charcos) faz um longo movimento sinuoso; o górdio raramente fica imóvel. Quem quiser ver um movimento muito anômalo, poderá observá-lo nos espiralados e enfadonhos meneios da larva do mosquito”.
  (Sir Thomas Browne)

Citações Históricas e grandes dicas

O Fantástico livro de receitas culinárias inteligentes e práticas do novo milênio, inspirado nos antigos e perdidos (hoje achados) manuscritos escandinavos.
(El libro práctico de la prescripción de los culinárias del milênio nuevo. Inhalado en los manuscritos escandinavos perdidos, hoy hallados)
PASTAS ESPECIAIS(CARPETAS ESPECIALES)
À Tomarnne Carmatte(A las salsas diversas) Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup.
Picada del carnne à Tomarnne Carmatte(Carne perforada a las salsas diversas) Carne moída, pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup.
Dal pollo à Tomarnne Carmatte(Huevos a las salsas diversas) Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Farinha da Bahia, ovos mexidos.

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 2

COMO ELO ENTRE UMA DESCONHECIDA PENÍNSULA CENTRAL E A LESTE, Sparstfein, não só pelos milhares de lagos que comportavam gigantescas geleiras aplainadas pela ação milenar dos ventos sudeste ao longo da costa setentrional, mas também pelos canais litorâneos, tinha a temperatura mais amena nos verões. No passado era dominada pela burguesia local e enfrentara momentos turbulentos de guerra e fúria. Os mais humildes, carentes por um regime justo, opuseram-se firmemente à tentativa burguesa de domínio, o que ocasionou sua independência, separando-se da recém-nascida União do Leste. Mas o que sustenta o país até hoje é o turismo. Os lagos recebem anualmente cerca de quarenta bilhões de pessoas para passeios e escaladas nas geleiras. Essa gélida região contemplou a figura de Demétrius, renomado inventor e ícone da revolução científica local. Não iremos enfatizar nenhum dos seus trabalhos por motivos judiciais, todavia podemos citar alguns outros figurões do ramo, de menos expressão, talvez, d…