Pular para o conteúdo principal

Conversas recreativas e inquebrantáveis - Kenneth P. Samuelson Ervine Whitewell

Doutor Kenneth P. Samuelson Ervine Whitewell, PhD em Cosmologia, Cosmogênese, Antropogênese e Astrofísica pela Universidade de Pricington Western Manchester, pioneiro no estudo da imprevisibilidade, do caos e das oscilações não simétricas. Quando lhe sobra tempo gosta de cultivar hortaliças e visitar a família em Oregon...

Voltando no tempo, quando o senhor decidiu seguir carreira na medicina?
Desde a infância sonhei com o pódio mundial da MotoCross Champion League. Então, ao concluir o terceiro grau, fui atrás do meu pai, médico intra-utero-infecto-geneticista, professor e fundador do hospital escola das clínicas e centros cirúrgicos de Montezuma, a fim de arranjar dinheiro para comprar minha tão sonhada motocicleta. Ainda na recepção do seu consultório, no centro da capital, folheei algumas revistas enquanto o aguardava. Em uma delas, especificamente a de homenagens aos maiores embriologistas e iconoclastas da ciência, li uma frase de Lewis Wolpert que me chamou a atenção. “Não é o nascimento, o casamento ou a morte, mas a gastrulação, o momento verdadeiramente mais importante em nossa vida”. Nesse dia eu decidi ser médico. 

Aí abandonou a ideia da MotoCross e foi estudar?
Não. Peguei o dinheiro da moto com meu pai, mas fui assaltado na saída do consultório. Fui correndo para casa, lanchei, vomitei (comi rápido, tava nervoso), lanchei de novo (não tão rápido) e saí para vender minha bicicleta na feira dos Guaxinins. Com esse dinheiro foi que consegui pagar a inscrição no curso de medicina.

Uau! Superação é a palavra que define bem essa sua vitoriosa história, não acha?
Vitoriosa foi a vida do Pikaia, nosso pequeno cefalocordata cambriano de ancestralidade comum. Eu apenas sigo em frente...

Mas fica a dúvida sobre a definição da tal gastrulação, uma vez considerado o momento mais importante, quebrando até antigos mitos sociais sobre o sentido da vida. Você tem como esclarecer em poucas palavras, se possível?
Gastrulação é o processo de transformação da blástula em gástrula. Mais especificamente quando o zigoto se transforma em mórula e gera o pré-embrião.

Legal. Então, seguindo esse conceito a origem da pré-blástula é o ovo?
Exatamente, o óvulo fecundado nas trompas de falópio.

Para finalizar, qual o limite da medicina? Até onde podemos chegar?
Não há limites enquanto as numerosas árvores que abraçam todo o perímetro urbano forem as mesmas, sem as folhas caídas, dando tempo ao tempo, sem ansiar pela estação seguinte. Sem tanta umidade, aceitar um breve vendaval como uma simples dor de cabeça, que vem e vai, os límpidos arbustos ainda tão fartos quanto outrora... Acho que é isso.

Comentários

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA , paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit , ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida ...

Três Textículos

“Triste daquele que pensa que ri como uma hiena... Hienas não riem, elas uivam, assim como os lobos guarás de raça pura.”  (Autor desconhecido por mim, porém conhecido por alguém que o conhece, de fato, embora ele mesmo possivelmente não se conheça, ou sim).  “Todo o paroxismo narcísico daquela época era absolutamente desnecessário, funcionalmente extrínseco e demasiadamente desapropriado.”  ( Professor Espíndola, dissidente, livre pensador, líder da resistência contra a autoridade arbitraria e a opinião da massa inconsciente, sobre o polêmico debate entre Funambulistas e sonambulistas, ocorrido em Daca, Bangladesh, na última década).  “Clamar por muito, conseguir nada, tendo muito, é o mesmo que clamar por nada, conseguir muito, não tendo nada”.  (Provérbio Andino)

Citações Históricas e grandes dicas

O Fantástico livro de receitas culinárias inteligentes e práticas do novo milênio, inspirado nos antigos e perdidos (hoje achados) manuscritos escandinavos. (El libro práctico de la prescripción de los culinárias del milênio nuevo. Inhalado en los manuscritos escandinavos perdidos, hoy hallados) PASTAS ESPECIAIS (CARPETAS ESPECIALES) À Tomarnne Carmatte ( A las salsas diversas )   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Picada del carnne à Tomarnne Carmatte ( Carne perforada a las salsas diversas )   Carne moída, pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Dal pollo à Tomarnne Carmatte (Huevos a las salsas diversas)   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, ...

Três Textículos

“O quadrado do período de translação de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita”.       (Terceira lei do movimento planetário definida por Johannes Kepler no ínicio do século XVII) “Há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São as coisas que não sabemos que não sabemos”.       (Donald Rumsfeld) “Mesmo os animais próximos da classe das plantas parecem ter os movimentos mais inquietos. A larva de verão (das larvas e charcos) faz um longo movimento sinuoso; o górdio raramente fica imóvel. Quem quiser ver um movimento muito anômalo, poderá observá-lo nos espiralados e enfadonhos meneios da larva do mosquito”.       (Sir Thomas Browne)