As Trompas de Falópio agora são chamadas de Tubas Uterinas. Espero que não aconteça o mesmo com as Trompas de Eustáquio... Provavelmente serão conhecidas na posteridade como Tubas Auditivas, Auriculares, etc. Porque esses médicos fazem isso?
Outro dia encontrei com um cidadão que vendeu o apartamento, carro, esposa, três filhos, rim, alma e quase a sua dignidade para comprar duas pernas mecânicas. Isso por causa de um ataque nos nervos, após a leitura indigesta do seu diagnostico médico (ressonância magnética através do método sequencial multiplanar em T1 e T2 sem o uso do contraste venoso). A análise dizia: Distensão líquida das bursas pré-patelar e infra-patelar superficial, derrame articular com sinais de sinovite e plica suprapatelar, cratera na cartilagem da faceta lateral da patela sem edema do osso subcondral, espessamento e alteração de sinal das fibras proximais do tendão patelar, amputação da borda livre do corpo do menisco medial, tendões quadricipital e da pata anserina de aspecto preservado, assim como a fossa poplítea anatômica e patela tópica em extensão. Conclusão – Condropatia, tendinopatia, tendinose patelar e amputação da borda do corpo do menisco medial podendo representar rotura.
Viram que absurdo? E se tratava de uma simples inflamação no joelho direito. Seria de bom grado e senso dizer assim:
- Calma meu rapaz, tudo tem jeito, só não a morte, que será inevitável a não ser que seja um imortal da Academia Brasileira de Letras... Chistes a parte, o que você deve fazer é relaxar e conversar com algum especialista para ver qual o tipo de tratamento adequado para essa lesãozinha que você tem em seu joelho. Um abraço apertado e suspenda o futebol (fora da TV, somente) por enquanto. Você é novo ainda...
E não uma série de palavrões assustadores de hipocondríacos, como “distensão líquida”, “derrame articular”, e os piores: “Cratera na cartilagem” e “AMPUTAÇÃO”. Como não pensar nas pernas mecânicas?
Comentários