Pular para o conteúdo principal

Zzz... Neander Notes

Segundo estudos do antropólogo e bungee jumper, Morg Slanders, o maior axioma da vida moderna (ainda não descoberto), é aquele que possui uma fonte inesgotável de infinitos modelos e processos mentais sobre superação filosófica. Em um conjunto de axiomas encontramos sinapses neurais capazes selecionar os que mais se aproximam da realidade e fazer com que se moldem à vida humana. Nada melhor que a famosa parábola de Tsin Tung Stênio para abrilhantar o assunto: 

Ao chegar bruscamente, o neurastênico discípulo disse, em tom elevado, ao sábio:
- Não mereço tal tratamento rústico de vossa sapiência! 
O sábio, ainda de costas, sentado num pequenino altar, retrucou após uma forte baforada: 
- Calma, oh lépido aprendiz. Nada ganharás com esse teu jeito rude e áspero de ser... 
- Então por que não te viras para olhar-te olho no olho - Choramingou mais calmo o discípulo. 
- Bobagem, pequeno Caruaru defumado. – Exclamou o sábio, virando-se. - Por onde andas com esta cabeça? Ao vento? – Completou o sábio, com um sorriso de soslaio. 
Pensativo, o pobre rapaz então perguntou: 
- Sinceramente mestre... Não sei a resposta. Posso consultar o oráculo? 
O sábio pegou em sua barba acinzentada, cumprida e rala, acenou positivamente com a cabeça, virou-se de costas e disse ao choroso rapazola: 
- Eu sou o oráculo... 
Então o discípulo saiu da tenda e repetiu trinta e seis vezes o processo, de idas e vindas... Até o dia em que adentrou e percebeu que o sábio não estava mais lá. Teria ele estado em algum momento? Refletiu por quatro horas e assumiu seu lugar, sentando-se lentamente, de costas, no pequenino altar...  
Moral da história: Torne-se um oráculo, mesmo sem respostas...

Isso explica o hiato abrupto de 4 anos... Tudo levava a crer num ano Black Sabbathico. Dediquei cento e dois por cento do meu tempo ao estudo aprofundado da Precessão do Periélio de Mercúrio, numa ilha remota. Mas a ideia nunca foi abandona-los, pelo contrário, deixei a produção agendada, primorosa, digna de mantê-los na loucura, e a criatura responsável pela função na minha ausência achou mais interessante montar um time de futebol sênior. Peço-lhes doze mil desculpas, mesmo que seja tarde e você tenha que acordar cedo, sorrindo... A propósito, a escalação de Jurandir na temporada foi: No gol, Pampulha (após contusão de Tino), Pirolíro, Mascate e Zé Tobia na zaga, nas pontas Mãozinha e Pé Gordo, Miolo como centro avante catimbeiro, Seboso de líbero, no ataque, Pedim e Canhota Torta. Começaram bem o ano, mas não diria que terminaram melhores, nem piores... Alguns nem terminaram. 

O estudo findou e não pude voltar. Fiquei um ano preso na ilha (fiz um acordo para não citá-la, espero que entendam) após perder o passaporte e diversas tentativas frustradas de escapatória acabei trabalhando durante todo esse tempo ajudando equipes de filmagem da National Geographic. Aprendi muito tendo insolações e urticárias. Até que numa falha de segurança da ilha, consegui embarcar num navio como marujo aprendiz. Lá fiquei os dois anos seguintes, como fisiculturista, físico, futurista e turista, até que atracaram para reparação em terra firme e fiquei para comprar um carregador de telefone e um chip. Só assim pude acessar o blog, gerar nova senha e recomeçar... 

Com uma atualizada no layout, aos trancos e barrancos, comemoremos então os 10 anos de Papricantis Neandertalis! A galhofas e chistes continuam, mas devo admitir que se conseguir usar a rede wifi do café perto do quarto que aluguei aqui, irei postar todos os sábados, quartas e eventualmente em datas comemorativas de Neander Town. 

Resolvido o imbróglio, estamos de volta, não tão sãos, nem salvos... De nós mesmos.

#10anospapricantis #neanderdecada

Comentários

Postagens mais visitadas na semana passada

Mundo Pitoresco - Nada Mudou: Capítulo 3

FUGINDO DA POLÊMICA , paramos bruscamente em uma iluminada região situada na extremidade sul. A montanhosa Terebaind tornou-se a principal produtora de energia hidrelétrica originaria de pequenas nascentes e volumosos rios de quedas d’águas rápidas e intensas do mundo. Apesar das condições ambientais um tanto quanto nebulosas, a pesca era abundante. As numerosas aldeias de pescadores que se situavam nas pequenas, porém extensas costas marítimas eram mais populosas que a própria capital. Pescadores de origem antiga, com evidentes traços alpinos típicos da região sul antiga, eram os alicerces da economia e principais administradores da principal fonte de energia: O petróleo. Na área industrial destacaram-se na construção naval a serviço de Triggerit , ilha com a maior frota mercante do mundo. A agricultura era fraca e prejudicava a pecuária. Tudo que cultivavam era dado como alimento ao gado, que pastava na imensa reserva florestal local (talvez a maior do mundo, anos depois conhecida ...

Três Textículos

“Triste daquele que pensa que ri como uma hiena... Hienas não riem, elas uivam, assim como os lobos guarás de raça pura.”  (Autor desconhecido por mim, porém conhecido por alguém que o conhece, de fato, embora ele mesmo possivelmente não se conheça, ou sim).  “Todo o paroxismo narcísico daquela época era absolutamente desnecessário, funcionalmente extrínseco e demasiadamente desapropriado.”  ( Professor Espíndola, dissidente, livre pensador, líder da resistência contra a autoridade arbitraria e a opinião da massa inconsciente, sobre o polêmico debate entre Funambulistas e sonambulistas, ocorrido em Daca, Bangladesh, na última década).  “Clamar por muito, conseguir nada, tendo muito, é o mesmo que clamar por nada, conseguir muito, não tendo nada”.  (Provérbio Andino)

Citações Históricas e grandes dicas

O Fantástico livro de receitas culinárias inteligentes e práticas do novo milênio, inspirado nos antigos e perdidos (hoje achados) manuscritos escandinavos. (El libro práctico de la prescripción de los culinárias del milênio nuevo. Inhalado en los manuscritos escandinavos perdidos, hoy hallados) PASTAS ESPECIAIS (CARPETAS ESPECIALES) À Tomarnne Carmatte ( A las salsas diversas )   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Picada del carnne à Tomarnne Carmatte ( Carne perforada a las salsas diversas )   Carne moída, pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, molho de soja, orégano e Ketchup. Dal pollo à Tomarnne Carmatte (Huevos a las salsas diversas)   Pimentão verde, tomate, cebola e cheiro verde. Yoi Lámen sabor carne e Yoi Lámen sabor tomate. Azeite de oliva, ...

Três Textículos

“O quadrado do período de translação de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita”.       (Terceira lei do movimento planetário definida por Johannes Kepler no ínicio do século XVII) “Há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São as coisas que não sabemos que não sabemos”.       (Donald Rumsfeld) “Mesmo os animais próximos da classe das plantas parecem ter os movimentos mais inquietos. A larva de verão (das larvas e charcos) faz um longo movimento sinuoso; o górdio raramente fica imóvel. Quem quiser ver um movimento muito anômalo, poderá observá-lo nos espiralados e enfadonhos meneios da larva do mosquito”.       (Sir Thomas Browne)