Pular para o conteúdo principal

Conversas recreativas e inquebrantáveis - Kenneth P. Samuelson Ervine Whitewell

Doutor Kenneth P. Samuelson Ervine Whitewell, PhD em Cosmologia, Cosmogênese, Antropogênese e Astrofísica pela Universidade de Pricington Western Manchester, pioneiro no estudo da imprevisibilidade, do caos e das oscilações não simétricas. Quando lhe sobra tempo gosta de cultivar hortaliças e visitar a família em Oregon...

Voltando no tempo, quando o senhor decidiu seguir carreira na medicina?
Desde a infância sonhei com o pódio mundial da MotoCross Champion League. Então, ao concluir o terceiro grau, fui atrás do meu pai, médico intra-utero-infecto-geneticista, professor e fundador do hospital escola das clínicas e centros cirúrgicos de Montezuma, a fim de arranjar dinheiro para comprar minha tão sonhada motocicleta. Ainda na recepção do seu consultório, no centro da capital, folheei algumas revistas enquanto o aguardava. Em uma delas, especificamente a de homenagens aos maiores embriologistas e iconoclastas da ciência, li uma frase de Lewis Wolpert que me chamou a atenção. “Não é o nascimento, o casamento ou a morte, mas a gastrulação, o momento verdadeiramente mais importante em nossa vida”. Nesse dia eu decidi ser médico. 

Aí abandonou a ideia da MotoCross e foi estudar?
Não. Peguei o dinheiro da moto com meu pai, mas fui assaltado na saída do consultório. Fui correndo para casa, lanchei, vomitei (comi rápido, tava nervoso), lanchei de novo (não tão rápido) e saí para vender minha bicicleta na feira dos Guaxinins. Com esse dinheiro foi que consegui pagar a inscrição no curso de medicina.

Uau! Superação é a palavra que define bem essa sua vitoriosa história, não acha?
Vitoriosa foi a vida do Pikaia, nosso pequeno cefalocordata cambriano de ancestralidade comum. Eu apenas sigo em frente...

Mas fica a dúvida sobre a definição da tal gastrulação, uma vez considerado o momento mais importante, quebrando até antigos mitos sociais sobre o sentido da vida. Você tem como esclarecer em poucas palavras, se possível?
Gastrulação é o processo de transformação da blástula em gástrula. Mais especificamente quando o zigoto se transforma em mórula e gera o pré-embrião.

Legal. Então, seguindo esse conceito a origem da pré-blástula é o ovo?
Exatamente, o óvulo fecundado nas trompas de falópio.

Para finalizar, qual o limite da medicina? Até onde podemos chegar?
Não há limites enquanto as numerosas árvores que abraçam todo o perímetro urbano forem as mesmas, sem as folhas caídas, dando tempo ao tempo, sem ansiar pela estação seguinte. Sem tanta umidade, aceitar um breve vendaval como uma simples dor de cabeça, que vem e vai, os límpidos arbustos ainda tão fartos quanto outrora... Acho que é isso.

Comentários