Pular para o conteúdo principal

Discursos históricos de grandes figuras - Outro dia...

As Trompas de Falópio agora são chamadas de Tubas Uterinas. Espero que não aconteça o mesmo com as Trompas de Eustáquio... Provavelmente serão conhecidas na posteridade como Tubas Auditivas, Auriculares, etc. Porque esses médicos fazem isso?

Outro dia encontrei com um cidadão que vendeu o apartamento, carro, esposa, três filhos, rim, alma e quase a sua dignidade para comprar duas pernas mecânicas. Isso por causa de um ataque nos nervos, após a leitura indigesta do seu diagnostico médico (ressonância magnética através do método seqüencial multiplanar em T1 e T2 sem o uso do contraste venoso). A análise dizia: Distensão líquida das bursas pré-patelar e infra-patelar superficial, derrame articular com sinais de sinovite e plica suprapatelar, cratera na cartilagem da faceta lateral da patela sem edema do osso subcondral, espessamento e alteração de sinal das fibras proxomais do tendão patelar, amputação da borda livre do corpo do menisco medial, tendões quadriciptal e da pata anserina de aspecto preservado, assim como a fossa poplítea anatômica e patela tópica em extensão. Conclusão – Condropatia, tendinopatia, tendinose patelar e amputação da borda do corpo do menisco medial podendo representar rotura.

Viram que absurdo? E se tratava de uma simples inflamação no joelho direito. Seria de bom grado e senso dizer assim:

- Calma meu rapaz, tudo tem jeito, só não a morte, que será inevitável a não ser que seja um imortal da Academia Brasileira de Letras... Chistes a parte, o que você deve fazer é relaxar e conversar com algum especialista para ver qual o tipo de tratamento adequado para essa lesaõzinha que você tem em seu joelho. Um abraço apertado e suspenda o futebol (fora da TV, somente) por enquanto. Você é novo ainda...

E não uma série de palavrões assustadores de hipocondríacos, como “distensão líquida”, “derrame articular”, e os piores: “Cratera na cartilagem” (o cara lembra da lua e imagina um rombo desgraçado, sem jeito) e “AMPUTAÇÃO”. Eis o motivo do desespero do cidadão com as pernas mecânicas...

Observação importante e necessária:
Como se não bastasse ser vendido pelo pai, o filho do meio, de estudante virou paciente de medicina psiquiátrica. Largou os estudos pré-vestibulares após um problema sério no Ouvido Interno, ou seja, no Sistema Vestibular...

Comentários

Tiago disse…
As pessoas prestam vestibular quando as faculdades mentais tem vaga.
Heitor Mag. disse…
É por isso que não frequento clínicas, hospitais, consultórios. Me resguardo desses laudos e evito doenças.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicionário moderno de termos antigos - O uso da Páprica

O uso da páprica na medicina...

Papriloscopia é um exame realizado em seres humanos, cavalos de raça e javalis astecas antepassados. Seu objetivo é analisar a coloração das paredes estomacais desses indivíduos, únicos que absorvem a páprica de forma inteligente. Sendo encontrado é feito uma raspagem e curetagem do material, que segue para laboratórios especializados em fabricação de Ginseng com Páprica Sérvia e raspa de nadadeira de Tubarão Marreta do papo amarelado, com sacudidelas especiais de manjericão e acelga.

Papriapismo - Reação orgânica nos homens, causada pelo uso da páprica em excesso.

Papriocefalite - Quase uma enxaqueca. De longe lembra uma dor de cabeça aguda, mas no frigir dos ovos é uma baita cefaléia crônica de Hamstervault, especialista alemão que descobriu que o uso exarcebado e excomungado de páprica à noite pode vir a desencadear esse processo destrutivo... Tomem cuidado!

Paprianite - Alergia nasal causada pela inalação despretensiosa, descontrolada e ilegal da pápr…

Três Textículos

Sobre a condição humana: "Se o homem fosse imortal, já imaginaram como não seriam suas contas de açougue?"

Sobre a religião: "Não acredito na vida depois da morte, embora sempre traga comigo uma muda de cueca."

Sobre literatura: "A literatura inteira é uma nota ao pé da página de Fausto, mas não sei o que quero dizer com isso."

(Extraído do texto 'Conversações com Helmholz', de Woody Allen).

Aconteceu em Neander Town - Tacanho Sinopse

A vida de Tacanho Sinopse era clichê demais. Ora reservada, ora cheia de mistérios, questões e incertezas. Até que um dia ele se empolgou e foi além... Contou tudo!

O filme começa mostrando o cotidiano do personagem principal, ainda criança, morando com a irmã mais velha, após descobrir que a menos nova não era sua irmã, apesar de exímia enfermeira plantonista, qualidade única dentre nenhuma outra. Na outra etapa vemos que ele cresceu modelando aviões, navios, tratores e teve sérios problemas com o uso da cola durante tais atividades.

Passada a infância veio a juventude e até aí, nenhuma novidade, a não ser a vergonha das marcas de cola nas mãos. Mudou-se (sem a família) para um bairro afastado, porém próximo ao conservatório, onde teve aulas sobre a origem, armazenagem e exportação do palmito. Música não era seu forte.

Formou-se e no discurso explicou a aurora boreal. Deu aula em cursos vespertinos de freqüência contestável e rispidez questionada, mas foi reconhecido como honorário e…